O curso de especialização lato sensu em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis da Universidade Federal de Lavras é um curso de formação continuada para profissionais de educação básica, ofertado na modalidade a distância por meio do sistema da Universidade Aberta do Brasil. O curso possui vagas exclusivas para docentes da educação básica pública em exercício, além da demanda social, fornecido na forma gratuita para todos os cursistas.

 

Este curso pretende formar professores e profissionais da educação capazes de compreender os temas da educação ambiental e introduzi-los transversalmente na prática pedagógica da escola. Visa ainda, preparar profissionais para o ensino e aplicação da educação ambiental, realizar projetos de educação ambiental e elaborar estratégias metodológicas para a execução destes projetos, considerando as características locais e regionais e as especificidades dos cursistas, instrumentalizando-os para o uso das tecnologias do ensino em prol da educação.

 

Ressalta-se que o uso das tecnologias no processo de construção do conhecimento é uma realidade das escolas e que os envolvidos não possuem a formação adequada para a utilização destes recursos computacionais. Desta forma, o curso propiciará a capacitação necessária para que os envolvidos utilizem as tecnologias disponíveis, propiciando a instrumentalização desses profissionais.

 

O curso incentivará a produção de materiais didáticos de apoio produzidos pelos/as próprios/as cursistas e o intercâmbio de tais materiais e experiências bem sucedidas, bem como dificuldades enfrentadas entre os/as envolvidos/as. Durante o curso serão executadas diversas etapas fundamentais para a consolidação e aplicação dos conhecimentos adquiridos, com enfoque na Educação Ambiental.